quinta-feira, 6 de março de 2008

Ser ou não ser, eis a questão!!! - Parte II

Para os apóstolos da infelicidade, aí vai uma boa justificativa. Para os avessos, um estímulo à superação!!!

Parece que a onda de agora vai ser apontar os níveis de reserva afetiva. Mais adiante, disponibilizar em cápsulas nas farmácias.
.
Desculpa de infeliz, só o "extravio da receita"!

Felicidade pode ser herdada, diz estudo

Qui, 06 Mar, 03h53

LONDRES (Reuters) - Não se pode comprar a felicidade, mas parece que é possível pelo menos herdá-la, disseram pesquisadores britânicos e australianos na quinta-feira.

Um estudo com pelo menos 1.000 pares de gêmeos idênticos e não-idênticos descobriu que os genes controlam metade dos traços da personalidade que tornam uma pessoa feliz, enquanto fatores como relacionamentos, saúde e carreira são responsáveis pelo restante de nosso bem-estar.

"Descobrimos que cerca da metade das diferenças em relação à felicidade são genéticas", disse Tim Bates, pesquisador da Universidade de Edimburgo, que conduziu o estudo. "É realmente surpreendente."

Os pesquisadores fizeram aos voluntários, cuja idade variava de 25 a 75 anos, uma série de perguntas sobre sua personalidade, como quanto eles se preocupam e quão satisfeitos estão com suas vidas.

Como os gêmeos idênticos têm os mesmos genes (ao contrário dos gêmeos fraternos), os pesquisadores puderam identificar genes em comum que resultam em certos traços de personalidade e predispõem as pessoas à felicidade.

Pessoas sociáveis, ativas, estáveis, trabalhadoras e cuidadosas tendem a ser mais felizes, relataram os pesquisadores na revista Psychological Science. "O que o estudo mostra é que gêmeos idênticos têm personalidade e (conceito de) bem-estar muito similares. Por outro lado, tais semelhanças entre os gêmeos fraternos caem aproximadamente pela metade", disse Bates. "Isso implica fortemente em genes."

Os resultados representam uma importante peça no quebra-cabeça para os pesquisadores que estejam tentando entender melhor a depressão e o que faz diferentes pessoas felizes ou infelizes, disse Bates.

As pessoas que herdam uma personalidade mais positiva podem, conseqüentemente, ter uma reserva de felicidade para usar nas horas de estresse, acrescentou o pesquisador.

"Uma conclusão importante é que certos traços de personalidade, como ser extrovertido, calmo e confiável, dotam a pessoa de um recurso, uma 'reserva afetiva', que leva à felicidade futura", disse Bates.

(Reportagem de Michael Kahn)

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu acredito que o destino é resultado das nossas atitudes dinte da vida. Se deixamos a nossa vida passar como mero expectadores, iremos achar que o nosso destino foi obra do acaso. Mas, se tomarmos a rédea de nossas vidas com pulso firme, iremos festejar as nossas conquistas, assumir os nossos fracassos, apreender o melhor das experiências que a vida nos proporciona. Ser feliz não é obra do acaso, é uma decisão pessoal, uma busca diária, motivada pela profundeza do que somos. Acredito estar muito ligado ao que desejamos...pois ,atrás de um desejo, existe uma vontade. Aquilo que for a nossa vontade, será as nossas atitudes, e consequentemente as nossas atitudes irão determinar o nosso destino.

Júnia