terça-feira, 28 de abril de 2009

Missão e Visão de uma empresa

Qual a diferença entre missão e visão de uma empresa? Respondo especialmente ao aluno José Artur, mas certamente é uma dúvida pertinente e comum, que deve ser sanada o quanto antes porque ter estes conceitos claramente definidos em uma organização pode facilitar a orientação de todos os envolvidos ao apontar a direção a ser seguida, criando uma sinergia de forças e potencializando as chances de sucesso.

Declarar a VISÃO de uma empresa é apontar de forma objetiva e desafiadora quais as suas aspirações e crenças. É a apresentação da empresa pelos olhos de seus comandantes. É bem verdade que muitas vezes esses olhos podem ser míopes, mas o senso de direção e comando se difunde pela disseminação deste conceito, produz efeito multiplicador na busca dos resultados planejados pela direção. Então, direção competente, visão clara e difundida = resultados positivos à vista.
.
Estabelecer a MISSÃO é declarar em alto e bom som qual é a razão de existir da empresa, o por quê de sua existência, de forma a externalizar a todos os interessados qual é o foco que deve ser priorizado. É também a formalização do compromisso que a empresa tem para cumprir seu pensamento estratégico e sua visão.
.
Abaixo, como exemplos, as declarações de Visão e de Missão da GM.
.
.
Visão da GM
.
"Tornar-se líder mundial em produtos de transportes e serviços. Nós vamos conquistar o entusiasmo de nossos clientes através da melhoria contínua conseguida pela integridade, pelo trabalho em times e pela capacidade de inovar do pessoal da GM"
.
.
Missão da GM

"Planejar, desenvolver, produzir e comercializar veículos de passageiros, veículos comerciais, caminhões, componentes e serviços que entusiasmem nossos clientes no mercado nacional e internacional.

Responder aos desafios da concorrência com produtos de qualidade mundial e preços competitivos e, ao mesmo tempo, obter um adequado retorno financeiro e cumprir suas responsabilidades sociais."


Veja Também:

- Planejamento Estratégico: Como elaborar um Plano de Negócios (Business Plan)

- O que é Planejar Estrategicamente?

- Finance and Accounting Vocabulary - Vocabulário Financeiro e Contábil

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá, deixo o meu comentário para elogiar a maneira clara e objectiva que usou para diferenciar a missão da visão, antes de lêr, confesso que estava meia confusa sobre a diferença. Saber do conceito de cada, ajudar-me-a muito na elaboração d um projecto da investimento que tenho a fazer (na faculdade).
Continuação de bom trabalho!
Sucessos.
Janete S.
Luanda - Angola

Unknown disse...

Rodrigo
obrigada, a maneira como você expõem essa diferença me ajudou muito, é comum confudirmos missão.
sucesso e luz! Rose Mesquita
São Luís -Ma

Anônimo disse...

Parabéns pela explicação.Ficou bem didático sim.Aliás ficou melhor do que a própria missão e visão da GM.
Visão e missão é para aponat caminhos e formas e não um "neverendingstory".Valeu.meu email é betomarketing@gmail.com
grato

Anônimo disse...

É Sinergia, com S.