segunda-feira, 28 de junho de 2010

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Dunga x Imprensa

Cá entre nós, aturar o Dunga é foda, mas a imprensa esportiva do Brasil também é de dar dó...


quinta-feira, 3 de junho de 2010

Toronto, terra das águas e dos sonhos

Olhando friamente para Toronto, percebe-se que mesmo diante de um choque de extremos é possível se formar um suave e agradável equilíbrio. Toronto é assim, terra onde até a natureza se rende às grandes variações. Recebe um inverno rigoroso e um verão com temperaturas muito elevadas. Vive dias muito curtos ou muito longos, paisagens muito brancas ou muito verdes. Seja qual for o ângulo de análise, sempre varia pelas grandes diversidades. Nesta leitura, a exceção é a água, sempre abundante, vinda dos céus ou do chão, e simbolicamente representada pelo indescritível Lake Ontario.
Ruas sempre limpas, ou quase, por conta de Chinatown. Praças e verde por todos os lados. Cidade predominantemente plana e bem planejada, que com maestria consegue oferecer todo aquele aconchego que só as pequenas cidades tem, ao mesmo tempo em que abriga mais de seis milhões de habitantes, de todas as raças e origens, e que convivem harmonicamente, com qualidade e estrutura.

Toronto tem uma cidade subterrânea que interliga shoppings, escritórios, residências, arenas esportivas, estações de metrô e demais necessidades para superar as divergências. Tem trânsito calmo, mesmo no horário do rush, e um sistema de transporte público incrivelmente eficiente. Oferece lazer gratuito e de qualidade, para todos os tipos de gostos e de todos os cantos do mundo. A culinária também é variada, respeita as diversidades dos habitantes. Existem duas línguas oficiais, Inglês e Francês, mas basta entrar no metrô para escutar dezenas de línguas sendo faladas naturalmente.

Deixando para trás a leitura superficial de Toronto encontramos, predominantemente, pessoas com objetivos comuns. Este sim é o elo de todo o equilíbrio de Toronto. Uma cidade onde cada um dos três milhões de imigrantes trouxe nas malas histórias diferentes, conhecimentos distintos de origens diversas, mas em comum, escolheram apostar todas suas fichas em um futuro melhor. E a cada ano o Canadá recebe mais de 150 mil novos imigrantes, cuidadosamente selecionados com o mesmo perfil. Pessoas qualificadas que em algum momento romperam um caminho pré-definido pela tradição e tomaram as rédeas de suas vidas.



Há os que dizem que Toronto é fria no convívio tanto quanto no clima, há os que acreditam ser sem personalidade, mas o que encontramos na maior cidade canadense é exatamente um movimento uniformizado na construção, ou melhor, na reconstrução, sob novas bases. A sinergia provocada por tantas pessoas com objetivos comuns faz de Toronto a cidade dos sonhos, da filosofia de que independente do passado, os olhos devem sempre apontar para frente.

Enfim, por detrás de tantas diferenças, duas igualdades predominam, as águas e os sonhos. Esta é Toronto, atmosfera insuperável, beleza indescritível e uma natureza implacável. Experiência única e inesquecível.

I miss you Toronto!!!

(13 de junho, um ano que nos conhecemos...)