terça-feira, 28 de abril de 2009

Missão e Visão de uma empresa

Qual a diferença entre missão e visão de uma empresa? Respondo especialmente ao aluno José Artur, mas certamente é uma dúvida pertinente e comum, que deve ser sanada o quanto antes porque ter estes conceitos claramente definidos em uma organização pode facilitar a orientação de todos os envolvidos ao apontar a direção a ser seguida, criando uma sinergia de forças e potencializando as chances de sucesso.

Declarar a VISÃO de uma empresa é apontar de forma objetiva e desafiadora quais as suas aspirações e crenças. É a apresentação da empresa pelos olhos de seus comandantes. É bem verdade que muitas vezes esses olhos podem ser míopes, mas o senso de direção e comando se difunde pela disseminação deste conceito, produz efeito multiplicador na busca dos resultados planejados pela direção. Então, direção competente, visão clara e difundida = resultados positivos à vista.
.
Estabelecer a MISSÃO é declarar em alto e bom som qual é a razão de existir da empresa, o por quê de sua existência, de forma a externalizar a todos os interessados qual é o foco que deve ser priorizado. É também a formalização do compromisso que a empresa tem para cumprir seu pensamento estratégico e sua visão.
.
Abaixo, como exemplos, as declarações de Visão e de Missão da GM.
.
.
Visão da GM
.
"Tornar-se líder mundial em produtos de transportes e serviços. Nós vamos conquistar o entusiasmo de nossos clientes através da melhoria contínua conseguida pela integridade, pelo trabalho em times e pela capacidade de inovar do pessoal da GM"
.
.
Missão da GM

"Planejar, desenvolver, produzir e comercializar veículos de passageiros, veículos comerciais, caminhões, componentes e serviços que entusiasmem nossos clientes no mercado nacional e internacional.

Responder aos desafios da concorrência com produtos de qualidade mundial e preços competitivos e, ao mesmo tempo, obter um adequado retorno financeiro e cumprir suas responsabilidades sociais."


Veja Também:

- Planejamento Estratégico: Como elaborar um Plano de Negócios (Business Plan)

- O que é Planejar Estrategicamente?

- Finance and Accounting Vocabulary - Vocabulário Financeiro e Contábil

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Planejamento Estratégico - Como Elaborar um Plano de Negócios (Business Plan)

Estou disponibilizando o arquivo referente à palestra que proferi na Faculdade COC nesta segunda-feira, 27/04/09, na aula inaugural do segundo módulo deste semestre do curso de Administração de Empresas. Para acessá-lo, clique aqui.

sábado, 25 de abril de 2009

O que é Planejar Estrategicamente?

Muitas vezes não nos damos conta de que o ato de planejar é inerente ao pensamento humano, está presente até mesmo nas mínimas frações de tempo que antecedem nossas ações. É bem verdade que em muitas delas, o resultado da ação aponta um planejamento mal feito, normalmente por não ter sido amplo o suficiente para mensurar as variáveis envolvidas. Mas em muitas outras, o cérebro humano, num tempo ínfimo, é capaz de transpor todas as etapas do processo, analisar uma série de alternativas e comandar a ação quase que instantaneamente e obter relativo sucesso. Até mesmo os animais são capazes de planejar, destarte a suposição de que são completamente irracionais. O vídeo abaixo é uma prova disso.






Mas na prática, o que é o planejamento estratégico que nosso cérebro tenta realizar como num roteiro pré-ação e que, se sistematizarmos detalhadamente, poderemos auferir melhores resultados através de seu uso?

Planejar é o ato de construir uma ponte, um elo, um caminho que nos permitirá sair de onde estamos e ir para onde desejamos estar, levando em conta as conseqüências e os impactos que este deslocamento proporcionará. É o processo que nos permite reduzir os níveis de incerteza, conhecer o sentido e a direção das coisas cotidianas. Planejar tranqüiliza, da segurança.

Tornar o planejamento um instrumento estratégico é fazer a junção entre tempos distintos, é considerar o curto, o médio e o longo prazo, é transacionar ordenadamente a ação e a reflexão.

Planejar estrategicamente é superar as habilidades intelectuais, é requerer atitude e, sobretudo, disposição empresarial. Para isso, é fundamental selecionar e analisar informações, tanto internas quanto externas. É reconhecer suas aptidões e limitações para dominar seus instrumentos de combate e utilizá-los da melhor forma para vencer as variáveis incontroláveis que delimitam nosso campo de ações. Ao mesmo tempo, estar atento a essas variáveis, entendendo todo o contexto em que elas se apresentam, permitindo ampliar horizontes e alternativas de uso destes instrumentos.

Enfim, planejar estrategicamente significa tomar decisões, ou seja, escolher dentre as alternativas vislumbradas a que se traduzirá em melhores resultados. E escolher pressupõe conhecer e responder a quatro questões: o que somos, onde estamos, para onde queremos ir e como chegaremos lá.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

quinta-feira, 9 de abril de 2009

A Idade de Ser Feliz - Mário Quintana

Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.
Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo nem culpa de sentir prazer.
Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor.
Tempo de estusiasmo e coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo novo, de novo e de novo, e quantas vezes for preciso.
Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa...